I ENCONTRO BAHIA BONSAI

Local para informações diversas em prol do bonsai.

Moderadores: Iano Pavie, Augusto César

I ENCONTRO BAHIA BONSAI

Mensagempor GlaucoBastos » Terça Ago 18, 2009 2:38 am

Caros amigos,

Eu gostaria de agradecer e parabenizar a todos que participaram do I ENCONTRO BAHIA BONSAI, foi sem dúvida alguma a realização de um antigo sonho não só meu, mas de quase todos do grupo em trazer para nossa casa informação de qualidade sem ser necessário ir para Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais...
Dia 14/08/2009 - Começamos na sexta-feira com o nosso cocktail de abertura, onde além da abertura inicial e das apresentações dos instrutores para os alunos tivemos uma palestra com o Rock Júnior sobre bonsai-arte, onde foram abordados temas como proporção, equilíbrio, beleza, isso com vários slides com fotos de dar água na boca de qualquer bonsaísta, rsrsrs. Logo depois fomos todos degustar um delicioso buffet de salgados e doces regados a vinho e refrigerantes, rsrsrs, depois da palestra do Rock todos ficamos ansiosos de como seria o curso em geral, a expectativa só aumentou de que seriam momentos memoráveis em relação a captação de conhecimentos.
Aqui vemos a abertura do evento sendo feita pelo amigo Sérgio Bittencourt, com certeza sem a ajuda dele e do Silvio Rogério este evento não teria acontecido.
Imagem
Aqui estou eu também agradecendo a presença dos participantes, nem todos puderam ir para abertura, pois muitos estavam vindo de outras cidades e optaram por chegar apenas no sábado.
Imagem
Nosso amigo Pedro Torquato se auto-apresentando e falando sobre sua visão da arte.
Imagem
Passando a bola para o Sergivaldo Costa.
Imagem
Imagem
Depois foi a vez do Rock Júnior se apresentar e iniciar uma pequena palestra áudio-visual, só quero ressaltar que esta palestra deixou uma expectativa enorme sobre o conteúdo do curso.
Imagem
Vejam minha cara de felicidade por estar vivendo este momento, rsrsrs.
Imagem
Chega de conversa e vamos comer, rsrsrs.
Imagem
Eu, Rafael Titonel e Júnior.
Imagem
Minha mãe e meus filhos também estavam presentes, foram contagiados por minha alegria.
Imagem
Leocádio e Sergivaldo (de costas), Rock Júnior e ao fundo Valfredo e Sérgio.
Imagem
O amigo André, minha esposa (Mirvana) e a esposa do Sergivaldo (Dulcinéia).
Imagem
Eu, Alex, Pedro Torquato e escondido atrás do Pedro o amigo Ricardo Jones, rsrsrs.
Imagem
É muito bom ver os amigos reunidos.
Imagem
Imagem
Imagem
Bom, esta é apenas uma amostra do início do evento, depois postarei as fotos dos trabalhos em sí.
Abraços fraternos.
Quando o discípulo estiver pronto o mestre aparece.
GlaucoBastos
Site Admin

Registado: Domingo Jan 13, 2008 11:10 pm

Re: I ENCONTRO BAHIA BONSAI

Mensagempor GlaucoBastos » Quarta Ago 19, 2009 2:16 am

Começamos no sábado com uma excelente aula sobre fisiologia e nutrição, o material apresentado e a forma da apresentação gerou efusivos elogios ao palestrante Pedro Torquato, não só dos alunos que ficaram abismados com tanta informação como também dos outros instrutores.

Pedro iniciando a palestra. URL=http://img196.imageshack.us/i/dsc06763.jpg/]Imagem[/URL]
Algumas plantas para servirem de exemplo ( caliandra spinosa, piracanta e caliandra Surinamensi).
Imagem
Toda a turma ficou silenciosa para não perder nenhum detalhe da aula.
Imagem
Intervalo para um Coffe Breack.
Imagem
Quase todos os comentários giravam em torno da palestra do Pedro.
Imagem
Aqui a área com produtos à venda, estavam disponíveis livros, revistas nacionais, argentinas, hormônios concentrados, pastas selantes, calda sulfo-cáustica, plantas, vasos do Sami...
Ps. Vejam que belo sorriso da amiga Elisângela, rsrs.
Imagem
Eis os responsáveis pelas vendas.
Imagem
Da esquerda para direita temos o Ricardo, Valfredo, Bruno Dambróz, Jackson e Sergivaldo. (não sei o que estão olhando mas deve ser algo interessante, rsrsrs)
Imagem
Eita povo que só olha e não compra nada, rsrsrs.
Imagem
Estes são os melhores bonsai que consegui fazer até hoje.
Imagem
Filho de peixe ... espero que se apaixone pela arte da mesma forma que o pai.
Imagem
Enquanto isso esta umburana de 30 anos (aproximadamente) fica esperando o pessoal terminar de lanchar para começar a palestra do Emanuel.
Imagem
Bom, por hoje paro por aqui, amanhã postarei as fotos do trabalho do Emanuel.
Abraços fraternos a todos.
GlaucoBastos
Site Admin

Mensagempor GlaucoBastos » Quinta Ago 20, 2009 1:35 am

Bom, a palestra do Emanuel foi interativa, ele preferiu que os alunos, após ouvirem as características da espécie (umburana), opinassem sobre como trabalhar a planta.
Imagem
O pessoal ficou curioso com a planta.
Imagem
Ficou todo mundo na expectativa, rsrs.
Imagem
Me encantei com estes dois vasos redondos para cascata do Sami, qualidade realmente superior.
Imagem

Início da Palestra do Sergivaldo Costa.
Imagem
Imagem
Só para variar mais um excelente material visual apresentado.
Imagem
Imagem
Exemplos com a Umburana.
Imagem
Imagem
Imagem
Intervalo para a demonstração prática.
Gostei muito desta pequena Jabuticabeira Sabará, trabalho de estrutura muito bem feito pelo Rock Júnior.
Imagem
Esta Caliandra Spinosa será trabalhada pelo Sergivaldo em sua demonstração prática.
Imagem
Imagem
Aqui de um ângulo melhor para ver o movimento do troco.
Imagem
Depois coloco as fotos durante o trabalho.
Abraços a todos.
GlaucoBastos
Site Admin

Mensagempor GlaucoBastos » Domingo Ago 23, 2009 2:44 am

Vamos continuar com as fotos, rsrsrs.
Esta foto é para provar que os palestrantes não vieram passear, fizeram um bocado de força também, rsrs.
Pedro Torquato fazendo uma malhaçãozinha, rsrs.
Imagem
Ricardo também fazendo força.
Imagem
E as plantas continuam chegando, haja trabalho!
Imagem
Rock mostrando um ligustre com uma estrutura simplesmente fantástica, agora só falta o mais fácil, a copa.
Imagem
Aqui uma foto um pouco mais aproximada para ver a estrutura, me apaixonei pelo que esta planta poderá se tornar, acho que estou ficando maluco, rsrsrs.
Imagem
Aí está a Spinosa que o Sergivaldo irá trabalhar.
Imagem
Matheus, Pedro e Sergivaldo olhando a spinosa, só não entendi os sorrisos, será que é pq Sergivaldo irá depenar a coitada ? rsrs
Imagem
Fábio olhando os vasos que Sandra(foto) e Sérgio trouxeram do Sami.
Imagem
Vamos agora ao trabalho do Sergivaldo.
Olhando a vítima. Imagem
Começando os cortes, que por sinal não foram poucos...
Imagem
Imagem
Todos estavam com sede de conhecimento e a platéia não perdeu um detalhe sequer.
Imagem
Cada passo que dava Sergivaldo explicava o pq da necessidade, uma aula fantástica.
Imagem
E os galhos aos poucos foram saindo, rsrsrs, e com isso a estrutura principal começou a ser valorizada.
Imagem
Imagem
Do raspador de tronco para jin ao serrote, tudo foi utilizado, outra aula à parte.
Imagem
Imagem
Visão parcial do trabalho, vejam que a estrutura pretendida já está definida, faltando alguns retoques.
Imagem
Início da aramação.
Imagem
Imagem
Acabamentos, retoques e confecção de jins.
Imagem
Imagem
Imagem
Trabalho finalizado e eu (proprietário da spinosa) muito satisfeito, rsrsrs.
Imagem
Aqui a planta já na posição correta(uma opção de frente) e ao lado a projeção feita para futuro(outra opção de frente e minha preferida), e Sergivaldo ainda teve a coragem de me dizer que não sabia desenhar.
Imagem Imagem
Espero que tenham gostado, logo postarei a aula do Rock Júnior.
GlaucoBastos
Site Admin

Mensagempor Victor Sousa » Segunda Ago 24, 2009 2:21 am

Grande Glauco!

Quero te agradecer pelo seu esforço de trazer essa turma de peso para Salvador!!!

Foi muito bom!!!!

Torço para que tenhámos mais eventos desse porte aqui na Bahia! :mrgreen:

Um abraço,
Victor Sousa
Victor Sousa

Registado: Quinta Fev 07, 2008 4:16 pm

Mensagempor GlaucoBastos » Sexta Ago 28, 2009 1:20 am

Victor Sousa Escreveu:Grande Glauco!

Quero te agradecer pelo seu esforço de trazer essa turma de peso para Salvador!!!

Foi muito bom!!!!

Torço para que tenhámos mais eventos desse porte aqui na Bahia! :mrgreen:

Um abraço,

Valeu Victor,

Quero tb agradecer sua presença e dos demais participantes, sem vcs não haveria motivação do evento, tudo saiu mavilhosamente bem, os instrutores tb elogiaram o nível de interesse da turma.
O II ENCONTRO já estásendo planejado.
Abraços fraternos.
GlaucoBastos
Site Admin

Mensagempor GlaucoBastos » Sexta Ago 28, 2009 3:14 am

Agora vamos a apresentação do Rock Júnior.
Vejam só a atenção do público.
Imagem
Aqui Rock está iniciando sua palestra sobre técnicas e suas aplicações, salientando a importância de uma boa estrutura dando ênfase a conicidade. Esta planta é um fícus retusa oriundo de meu 1º Yamadori, retirei de um viaduto no Barbalho, depois de 08 anos de cultivo vi minha planta ser trabalhada pelo Rock.
Imagem
Gosto muito desta planta, e no momento ela estava cabeluda por solicitação do próprio Rock que queria usar como exemplo.
Imagem
Este Taxódium ele usou como exemplo de nebari, é uma planta fantástica, fiz uma poda radical a menos de 45 dias e já havia brotado todo.
Imagem
Imagem
A turma foi dando opiniões sobre a melhor frente. Esta foi a frente nº 1. (na realidade foi a frente projetada por mim durante estes anos todos).
Imagem
Frente nº 2.
Imagem
Frente nº 3.
Imagem
O (*) mostra a frente escolhida por Rock, claro que explicou o pq, mostrando como o nebari era mais valorizado e que daquele ângulo valorizava mais a conicidade do tronco, no final todos concordaram com o cara, até eu, rsrsrs.
Imagem
Começaram os cortes (que tesoura amolada o cara tem, rsrsr).
Imagem
Falando sobre ramificação e conicidade tb dos galhos.
Imagem
E o massacre continua....... não sei pq, mas cada galho que Rock cortava todo mundo olhava para mim, rsrsrs.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Vejam só o que restou de minha bela planta, depois de tantos anos de cuidado.......... kkkkkkkkk.
Imagem
Dando acabamento nos cortes e aplicando a pasta cicatrizante.
Imagem
Planta finalizada. Vejam meu sorriso, eu não sabia se sorria com a bela estrutura que ficou, faltando apenas trabalhar a nova copa, o que é mais fácil do que refazer uma estrutura principal, ou se chorava por ver meu fícus completamente depenado, kkkkkkkkkkk.
Imagem
Projeção programada pelo Rock.
Imagem
Imagem
Ps. Estas duas últimas fotos eu peguei emprestadas da postagem do amigo Victor, rsrs.
Só faltam agora as fotos do Workshop.

GlaucoBastos
Site Admin

Mensagempor fabianoscosta » Sexta Set 04, 2009 1:59 pm

Excelente, tudo excelente!!
Me parece ter sido um evento muito diferente dos que tenho frequentado, muito mais didático e informativo, com ótimas plantas, parabéns á todos vcs meu amigo, este é o caminho.

Grande abraço,
Fabiano.
Pequeno gafanhoto
www.fabiano.projetobonsai.com
Clube Floripa Bonsai
fabianoscosta

Registado: Segunda Jan 28, 2008 8:52 pm

Mensagempor GlaucoBastos » Terça Set 08, 2009 1:46 am

fabianoscosta Escreveu:Excelente, tudo excelente!!
Me parece ter sido um evento muito diferente dos que tenho frequentado, muito mais didático e informativo, com ótimas plantas, parabéns á todos vcs meu amigo, este é o caminho.

Grande abraço,
Fabiano.

Amigo Fabiano,

O formato para este evento foi discutido durante algum tempo por mim com Sergivaldo e Rock Júnior, entramos em consenso que o foco teria que ser a informação de boa qualidade e técnicas não só para iniciantes como para avançados, matéria esta escassa em nossa região, e creio que para um 1º Evento saiu a contento, eu particularmente me senti realizado em ter acesso a tanta informação passada com tamanha paixão pela arte, acho que estamos em um momento de ascensão do bonsai nacional e tentei fazer minha parte.
Abraços fraternos.
Ps. Sei que vc também está fazendo a sua, sempre tenho ouvido comentários muito favoráveis ao seu respeito. Parabéns irmão e continue assim :P .
GlaucoBastos
Site Admin

Mensagempor GlaucoBastos » Terça Set 08, 2009 1:48 am

Após um pequeno período de afastamento por motivo de força maior, volto com as fotos do Workshop.
Comecemos com o Rock Júnior trabalhando esta cerejeira, Pedro (proprietário) estava todo sorridente até Rock começar a cortar, rsrsrs.
Imagem
Eita alicate amolado, rsrsrs.
Imagem
Cortando e explicando os motivos, sempre uma boa aula.
Imagem
Alguns rostos ficaram um pouco chocados, kkkkkkkkkkkkk (mas a estrutura ficou bem melhor).
Imagem
Reenvase e mais um a oportunidade para falar sobre substrato e relação com enraizamento.
Imagem
O dono tb tinha que colocar a mão na massa, afinal era um Workshop, rsrs.
Imagem
Imagem
Por opção do proprietário esta cerejeira foi direto para um vaso do Sami.
Imagem
Agora é só esperar a recuperação.
Imagem
Vamos agora a algumas das demonstrações do Pedro Torquato.
Bom, pra variar um trabalho com uma Caliandra Spinosa do amigo André.
Os. Sinceramente, se André tivesse visto esta cara de alucinado do Pedro acho que ele teria desistido e pedido ao Sergivaldo para trabalhar sua planta , rsrsrsrsrs.
Imagem
E começou o estrago...
Imagem
Aqui explicando ao André a intenção de fazer uma redução e mudança de ângulo de inclinação.
Imagem
Proposta aceita e demarcação e início dos Jin’s e Shari’s.
Imagem
Imagem
Olhem só a ferramenta que usaram para rachar o tronco da Spinosa, parece até com um pé-de-cabra, rsrs.
Imagem
E o massacre continua...
Imagem
Infelizmente não encontrei as fotos com este trabalho finalizado, mas irei manter contato com o André e depois peço para ele postar uma foto atual.
Mais uma Spinosa na mão do Pedro, só que esta era minha (lembrei da cara de alucinado dele no início do post, rsrs)
Imagem
E lá vamos nós novamente no corta-corta.
Imagem
Imagem
Vejam isso, além de cortar a coitadinha toda ainda dá língua pra ela, rsrs.
Imagem
Xiiiiiii, Pedro com uma Makita nas mãos, tadinha da Spinosa...
Imagem
Imagem
Vcs pensaram que ele estava satisfeito ? Negativo, ele envolveu a parte da planta a ser preservada com pano umedecido e recobriu com papel alumínio, depois me pediu o maçarico...
Imagem
Olhem só a cara de prazer dele ao testar a chama... (e continua dando língua para minha planta, rsrs).
Imagem
E tome fogo...
Imagem
Imagem
Uma boa escovada para finalizar...
Imagem
Imagem
Aqui o trabalho finalizado, ficando apenas a dúvida... será que irá sobreviver após todo este “carinho” ? rsrsrs.
Imagem
Imagem
Para não deixar o suspense eu informo que já começaram as novas brotações e logo logo estarei pondo uma foto atualizada, rsrs.
Ps. Este trabalho usando maçarico foi gravado pelo amigo Victor e que disponibilizou o vídeo no You Tube.
Segue o atalho:
http://www.youtube.com/watch?v=XQu3ZwfFttg
Bom, agora só falta o Workshop do Sergivaldo, esta semana termino as postagens.
GlaucoBastos
Site Admin

Voltar para FÓRUM CENTRAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante